quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Final de 2008

Planejamento para o Teatro Regina-Dulcina

Proposta do Movimento Dulcynelândia

Ao Sr. Sérgio Mamberti,

à Sra. Myriam Lewin

e

toda diretoria da Funarte

O Movimento Dulcynelândia vêm desde o inicio do ano propondo um projeto para o Teatro Regina-Dulcina, que envolve diversas questões que inicialmente só poderão ser resolvidas pela FUNARTE ou através da mesma.

Fizemos um primeiro documento, entregue no dia 09/12/2008, com propostas apresentadas para uma reforma emergencial para que o Teatro volte a funcionar imediatamente.

Recebemos a resposta por email, nos informando sobre o final do exercício e a impossibilidade de atender a qualquer projeto/orçamento ainda esse ano.

Porém existem algumas questões que precisamos levantar nesse momento e que não envolve nenhum recurso orçamentário inicialmente.

1 – A Funarte fez algum tipo de solicitação de Tombamento do Teatro Dulcina-Regina ao IPHAN?

Essa questão é muito importante que saibamos, pois se for feito um pedido de tombamento sem que seja feito junto um pedido de modificação do palco original, o projeto de reforma terá necessariamente que ser como o Teatro original, e essa obra custará mais caro e não será funcional para as atuais atividades teatrais.

Por isso solicitamos que nenhum pedido de tombamento seja feito neste momento, pois é necessário ser organizado o material para uma solicitação de “Título de Patrimônio Imaterial”para Dulcina de Moraes, que iria automaticamente proteger todo o patrimônio a ela relacionado.

Dessa forma o Teatro Regina-Dulcina ficará protegido historicamente, mas poderá ser renovado desde que respeite a arte da arquitetura inicial, possibilitando modificações no palco, não necessitando das cadeiras de couro, cortinas de veludo, entre outros detalhes que podem ser substituídos atualmente.

2 – De que forma será realizado o projeto para reforma do Teatro Regina-Dulcina? Foi feita uma Licitação? Ou o financiamento para reforma do teatro pode vir de investimento externo?

O Movimento Dulcynelândia tem arquitetos e engenheiros que estão acompanhando e orientando para que o projeto seja realizado da melhor forma possível.

Se for o caso de uma Licitação para que seja realizado um projeto para uma obra pública, propomos que essa comissão de arquitetos e engenheiros que representam o Movimento Dulcynelândia acompanhe o grupo que irá fazer o projeto (sabendo que este será decido por edital). Dessa forma teremos garantido o diálogo entre os artistas, que sabem exatamente quais são as necessidades para se fazer teatro, e os profissionais especializados que saberão o que poderá ser feito no Regina-Dulcina.

Em caso de patrocínio ou investimento de alguma empresa que se interesse pelo projeto que o Movimento Dulcynelâdia propõe para o Teatro Regina-Dulcina, essa mesma comissão de arquitetos e engenheiros podem executar o projeto de reforma?

3 – Reabertura Imediata do Teatro Regina-Dulcina

Propomos que o Movimento Dulcynelândia possa ocupar o Teatro, antes mesmo que seja feito o projeto para Reforma. Apenas restaurando, após uma revisão especializada, para que nos dê condições de “usar” o espaço sem que ele seja modificado.

Sendo essa uma condição paralela, enquanto as decisões financeiras para realização do projeto de reforma são decididas.

A ocupação do Teatro possibilita a continuidade do diálogo com as crianças, adolescentes e adultos da Ocupação Manuel Congo do centro do Rio, já estabelecido com o Movimento durante este ano através dos “CHUTES” realizados na porta do Teatro.


4 – Apresentação da peça “À Morta”

Em 03 de fevereiro (aniversário de Dulcina de Moraes), propomos levar a peça “À Morta” para dentro do Teatro concretizando o diálogo iniciado, comemorando além do centenário, renovando e dando continuidade.

Sendo este um dia em que o Movimento junto com Funarte concretize o diálogo estabelecido, em que possamos apresentar e abrir o teatro aos artistas que estão também interessados em fazer do Teatro Dulcina um espaço diferente, de pesquisa, uma Universidade Livre aberta à população.



Rio de janeiro, 19 de dezembro de 2008


Atenciosamente,

MOVIMENTO DULCYNELÂNDIA

Acauã Sol

Alexandra Arakawa

Fredy Állan

Karina Lopes

Rafael Mannheimer

Rodrigo D' Nega

www.movimentodulcynelandia.blogspot.com - dulcynelandia@gmail.com

Chega junto

dulcynelandia@gmail.com

Imagens de dentro do Teatro Regina-Dulcina


CONHEÇA O CANAL DULCY veja mais vídeos
http://canaldulcynelandia.blogspot.com/