quinta-feira, 27 de novembro de 2008

o que é o CHUTE !?

parte 1


parte 2


bate papo com Acauã e Fredy na porta do Teatro Dulcina
o que é o CHUTE - filmagem Aline Reis - vídeo pororoca

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Me puxa! Posse. Agradecimento na ação.


O mais novo personagem O DIRETOR para o ator.
Cena da “Posse” do ator Sérgio Mamberti como novo diretor da FUNARTE.


Por onde começar a falar sobre essa semana que foi um grande futuro? Foi a seta de olhos sentindo a potência, para chegar ao ato.

Desde que começamos a comunicação com FUNARTE e que éramos colocados de lado, nunca desistimos.

Resolvemos ocupar. Com a ocupação chamada CHUTE começamos literalmente a abrir a PORTA e o Teatro. As coisas na porta já eram a ação de entrada. Ficou claro que abriria na participação de todas as artes, técnicas, tecnologias.

O CHUTE foi feito no afeto. Da necessidade de espaço para comunicar, praticar. A própria força ato contido na estética de cada dia acordando domingo para revitalizar algo que é um teatro, agente. Aquele monte de bandas, pessoas surgindo, apoiando porque queriam, pintando, dançando, cantando, lendo, falando... Comparecendo. Abrindo os ouvidos para a condição da política cultural, e nem por isso deixando de se divertir. CHUTE.

Nunca desistimos.

Quando veio a ASSERTE nos procurando – em um momento em que estávamos desistindo da FUNARTE e começando a investir em outras instâncias – eles nos abriram a cabeça e abriram a situação que ocorria lá dentro. E que era sentido aqui de fora pelo grupo, como a gente sendo mais uma das coisas entre milhares para serem resolvidas no país, onde não tínhamos tanta força. Mas não. Eles mostraram a situação. Interna. A circulação da instituição, ou a falta, a estagnação. E lá destrincharam para nós coisas que nem na mídia havia saído, nem sairia - e nem saiu. Isso nos chocou. Qual o “porque”? Conversando descobrimos que era o mesmo “porque” do nosso. De melhorar a instituição que dá valor a movimentos artísticos que valorizem a cultura e a história renovando-a sempre.

E quando o Sérgio Mamberti é empossado, e nos recebe no meio de um turbilhão de coisas, nos recebe no final de uma reunião com a ASSERTE, de horas, arrumando suas coisas depois de um abraço de coração, para ir viajar, com a agenda borbulhando diz: “Minha agenda é cheia sim. E não é por isso que vou deixar de tomar decisões importantes.” Bom, o diretor da FUNARTE sabe da importância do teatro, e do nosso trabalho. E depois de dizermos a ele que o teatro estava fechado há 8 anos - onde ele arregalou os olhos -, depois de afirmar pela sua pergunta se o teatro era da FUNARTE, depois de nós escutarmos que ele já havia feito peça lá ele disse : “Precisamos, antes do evento, abrir o teatro para ver se não sai aranha e lagartos de lá de dentro.”

Pronto, um artista com o poder político nas mãos age como um artista. Possibilita a renovação numa primeira comunicação sua com nosso movimento, e o afeto sincero das presenças, das potências, por tudo o que terá que fazer.

No dia de sua posse entendi algo que pode ter sido a força de 68. A força da importância das coisas não pela quantidade nem a qualidade do momento. E sim quando o afeto e você faz ele ser importante, chutando para frente essa força. Para que esse quase deslumbre com a posse de Sérgio não seja duvidada... Que ela potencialize inclusive para esclarecer o que realmente pode ser feito nessa administração que pede e chama tudo.

ME PUXA!

Chama o diálogo dos servidores com a diretoria, os artistas e a diretoria – e quando digo artistas digo todos mesmo, que se interessam pela melhora das administrações das verbas públicas, de artistas que não se interessam em ser lobotomizados – a coragem de participar!

E graças a ASSERTE, pela Paula, Vicente, Paulo, Ana, entre outros, o Chico, o Marcos, estamos tendo a oportunidade de aprender sobre o que é o país, esse órgão, porque eles também acreditaram em algo que está nascendo, esse Teatro Móvel, o Movimento Dulcinelândia... O Sérgio que está afim de administrar aquela instituição com a parceria de todos. Só assim, acredito. Além das idades. Se a pessoa é mais velha tem experiência ao invés de dizer que já fez, faz de novo, melhor e ensina. Os jovens se interem. Façam. Arrisquem. Arrisquemos! Nós vamos conseguir abrir esse teatro de um formato completamente diferente das salas atuais do Rio, tenho certeza. Porque será e é um Centro de Pesquisa, e não puro experimentalismo.

O CHUTE 8° vai acontecer pela nossa resistência e as participações de todos os envolvidos, nos dias de CHUTE e fora, em outras áreas. Agradeço essa oportunidade, sem abaixar a cabeça como se tudo estivesse certo. Pelo contrário. A situação é de continuidade.

Agora vamos para São Paulo entender e se relacionar-comunicando sobre todas as questões que envolvem esse órgão nacional, assim como o Teatro Regina-Dulcina que tem também uma importância de nível nacional, nascendo com a força das comemorações para cremações.

Muita gente afim. Inventando. Criando.

Não pode ficar de estomago vazio. Mas não pode também se submeter. Ficar à parte.

Espero que cada um signifique esse momento. De nascimento do século. 68 todos foram às ruas... se encontraram. Era a força repressora empurrando encontro. Hoje o virtual nos põe a todo momento em comunicação. Para aumentar o valor, ou a importância do encontro.

Vamos nos ver na carne?

Vem a MORTA.
A MORTA das comemorações dos mortos!
A cremação para nosso nascimento. Fogo paixão!

Alo, alo...


Levando pra frente,
Caronte S.A.

sábado, 8 de novembro de 2008

CHAMADO - ANIVERSÁRIO DO TEATRO REGINA-DULCINA

É a hora métrica.
Dia 5 de Dezembro de 2008 é aniversário do Teatro Regina-Dulcina.
O teatro fará 73 anos.
E está fechado há oito.

Façamos um grande rito de re-nascimento!

Dia de ebó.
Dia de relembrar e conhecer.
Dia de comunicação e diálogo.
Dia de estabelecer parceria.
E projetar para frente novos 73 anos.

Mais de setenta anos de história e atuação importantíssima para o teatro brasileiro.

Antes Theatro Regina, depois Teatro Dulcina, foi sempre uma referência de modernidade e boas produções. Não só para o teatro, como também para a música (o teatro recebeu o Projeto Pixinguinha em seu início, no fim da década de setenta). O prédio, o teatro, e seu palco, acompanharam toda modernização que Dulcina promoveu no teatro brasileiro. Foi ali que foi pensada e se iniciou a primeira faculdade de arte do país, que depois Dulcina levou para Brasília.

Evocamos e conclamamos os deuses do teatro!! Ió Dionysos!
Conclamamos axé de renovação, comunicação e diálogo!
Orienta e trilha bons caminhos, generosidade e temperança aos corações da nova diretoria da Funarte.

Recebamos de corações, braços, ouvidos, cabeças e corpos abertos o novo presidente da Funarte, Sr. Sérgio Mamberti, um homem de teatro!

Incentivemos e instiguemos uma nova gestão com participação ativa dos artistas!
Estejamos presentes, interessados!
A Funarte é casa de artistas; freqüentemos, ocupemos.

Façamos uma festa em favor transformação!

O momento de renovação da Funarte.
Quando nós, o coro, recebemos um novo corifeu, Mamberti Dr. Vitor.
Importante agora a abertura e participação de todos, a ligação de todos.
Os artistas mais próximos da Funarte, a presidência mais próxima dos servidores, e os servidores fazendo essa ponte entre classe artística e instituição.

Chamamos todos para um grande CHUTE de encontro.
Instigando uma nova fase do teatro, da Funarte, para simbolizar o início de uma nova relação entre instituição, servidores e artistas.

Dia 5 de Dezembro.
Venham todos!
Façamos nossos coros.

Chamamos a presença das partes do corpo!
Artistas, servidores, nova direção! Público!
Vivos!
Vamos abrir a porta.
Funarte, Mamberti, vamos abrir a porta!
Abrir esse canal de circulação, renovação e limpeza das energias.
Abrir o canal com a rua, com a ágora, com o social.
Uma ação de parceria para transformar a relação das pessoas com o teatro e seu entorno.
Revivamos a ágora grega do encontro!
Das políticas, dos amores, das idéias e das soluções.

Com amor, braços, ouvidos, boca, pernas e coração.
Axé de diálogo e entendimento.

Merda!

acauã sol

Chega junto

dulcynelandia@gmail.com

Imagens de dentro do Teatro Regina-Dulcina


CONHEÇA O CANAL DULCY veja mais vídeos
http://canaldulcynelandia.blogspot.com/